O quê?

screen-shot-2013-01-08-at-11-33-03-pm

“Há um fenômeno estranho que se pode explicar de duas maneiras, por meio de causas de tipo natural e sobrenatural. A possibilidade de se hesitar entre os dois criou o efeito fantástico.” Tzvetan Todorov

A Literatura fantástica é um gênero literário em que narrativas ficcionais estão centradas em elementos não existentes ou não reconhecidos na realidade, pela ciência dos tempos em que a obra foi escrita. Tanto no cinema fantástico quanto na literatura, o gênero possui as mesmas características.

Mortos andando entre os vivos, monstros das mais variadas formas, árvores, pedras e animais que falam etc., são alguns dos eventos que não pertencem à nossa realidade. Nossa lógica não entende e não aceita tais fatos.

“Fantasia” é um gênero que usa a magia e outras formas sobrenaturais como elemento principal do enredo, da temática e / ou da configuração. Muitos trabalhos dentro do gênero ocorrem em planos de ficção ou planetas onde a magia é comum. A fantasia se distingue da FICÇÃO CIENTÍFICA e do HORROR pela expectativa de que ela fica longe de temas científicos e macabros, respectivamente, embora exista uma grande sobreposição entre os três gêneros.

GORE é um subgênero do cinema de terror que, deliberadamente, se concentra em representações gráficas de sangue e violência. Estas películas, por meio da utilização de efeitos especiais, tendem a apresentar um interesse evidente na vulnerabilidade do corpo humano e na sua teatral mutilação.

Nos últimos anos, o combinação de violência gráfica e imagens sexualmente sugestivas em alguns filmes tem sido rotulado como “torture porn” ou “gorno” (uma mistura entre “gore” e “pornô”). Por outro lado, filmes como “Fome Animal” (Braindead, 1992), flertam até com a comédia, o que comprova a variedade de possibilidades e subgêneros no cinema fantástico.

Fonte: WikiPedia

 

  • Follow GORE BAHIA on WordPress.com
  • Facebook

  • Instagram

    O nome que se dá ao medo das sextas-feiras é tão fácil de falar quanto mapear o sentido desse temor: Parascavedecatriafobia.

Muito antes de Jason Vorhees, o dia já causava tensão. Seu nome vem da deusa nórdica da fertilidade, Frigga, cujo culto foi considerado paganismo pelos cristãos. Diz-se que Frigga se reunia com mais onze mulheres para adorar ao diabo, décimo terceiro integrante do conciliábulo. Desde então, o dia de Frigga/Friday/Sexta foi assim nomeado no calendário como o dia das "bruxas". Ainda para os nórdicos, consta que Loki, num banquete em Valhalla, chegou em meio aos doze presentes (sem ter sido convidado) com o plano de matar Baldur, o preferido da galera. Qualquer semelhança com Judas Iscariotes, décimo terceiro em meio aos seus onze colegas apóstolos e Jesus de Nazaré, é mera coincidência.

Antropofagia cultural ou não, tomem muito cuidado com a Parascavedecatriafobia e bom happy hour a todos do GoreBahia!! Arte: Blair Sayer (www.shirtoid.com)

#sextafeira13 #cinema #fridaythe13th #friday13th #13th Agora 2017 começou! Conheça a polêmica dos nus femininos nos filmes de horror em www.gorebahia.com , um ensaio sobre a canonização das "scream queens" perpassando muitos clássicos do cinema americano, japonês e nacional. Link clicável na bio! 
#cinema #horror #terror #screamqueens #lollipopchainsaw Realmenteeeee um 2017 cheio de insanidades para você, você e toooodos vocêeees! #zedocaixao #coffinjoe #darkside #2017 HO HO HO, Feliz Natal para todos os fãs do terror e uma noite inesquecível!! www.gorebahia.com #feliznatal #merryxmas #80s #slasher #silentnightdeadlynight 2016 foi o ano do curta-metragem NIGHT OF THE SLASHER, exibido em 160 festivais ao redor do mundo e vencedor de 40 premiações, além de qualificado para o Oscar hollywoodiano. Não é pouco! Assista o curta em www.gorebahia.com e que venha 2017 com mais curtas dessa qualidade. Ea!

#slasher #horror #cinema #nightoftheslasher #80s The Canal é um filme de horror Irlandês extremamente psicológico, com fortes referências japonesas do saudoso mestre Hideo Nakata. Conheça este representante da nova safra Irlandesa! www.gorebahia.com #thecanal #ireland #horror #jhorror
  • Twitter